Saiba a importância do podcasts em sua estratégia de marketing digital


Os podcasts estão cada vez mais populares. De acordo com uma pesquisa realizada pela Globo em parceria com o Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), 57% da população começou a ouvir podcasts no último ano. O crescimento da área é espantoso no país. Realizada entre setembro de 2020 e fevereiro de 2021 com mais de mil entrevistados, o estudo também aponta que o público que já ouvia passou a consumir mais podcasts – cerca de 31% dos participantes confirmaram esse aumento no período.⠀

De acordo com os resultados, cerca de 44% dos entrevistados escutam programas enquanto lidam com tarefas domésticas, enquanto 38% o fazem navegando pela internet, 25% antes de dormir e 24% estudando ou trabalhando.⠀Para endossar o quão é importante que sua empresa olhe os podcasts como um recurso de marketing digital, listamos quatro motivos irrefutáveis. Confira!

Acessibilidade: a versatilidade é um dos grandes destaques dos podcasts. Eles podem ser ouvidos em qualquer lugar a qualquer momento. Mas há mais do que isso aparenta. Os podcasts permitem que o público ouça passivamente o conteúdo enquanto realiza outras atividades. Ou seja, quanto mais fácil a plataforma chegar ao conteúdo, maior a probabilidade de o consumidor dar uma chance à sua mensagem, pois não precisa investir muito da parte deles.

Público-alvo: cerca de 70% dos ouvintes perceberam que os produtos e serviços apresentados em seus podcasts favoritos tendem a ser relevantes para seus interesses. Como os podcasts geralmente são organizados em torno de um tópico específico sobre o qual o público está interessado em aprender ou discutir mais, é mais fácil do que qualquer outra plataforma selecionar os anúncios para esse grupo. Cada pessoa que está ouvindo fica encantada com o que você pode estar vendendo, desde que esteja comercializando no podcast certo.

Confiança e lealdade: se sua empresa decidir criar seu próprio podcast ou usar o formato como publicidade, ouvir uma pessoa entusiasticamente falar sobre um serviço ou elogiar um produto acrescenta emoção e profundidade que uma postagem no Facebook ou no Twitter pode não conseguir. A estrutura básica dos podcasts também promove a lealdade ao ouvir. A maioria das pessoas antecipa o lançamento de cada parte de seus podcasts favoritos, incentivando-as a voltar para a próxima.

Os ouvintes se apegam aos anfitriões, que com o tempo ganham sua confiança como curadores de informações. Não é de admirar, então, que 65% dos fãs tenham declarado que estão mais dispostos a comprar serviços e produtos de que ouvem falar em seu podcast ouvido regularmente. Essa lealdade pode ser estendida à sua marca se estiver presente em podcasts, onde os ouvintes veem os anfitriões como especialistas em suas áreas.

Visibilidade da marca: quanto mais maneiras de obter informações sobre o seu produto seu lead puder contar, melhor. Usar podcasts em suas estratégias de marketing traz mais um canal de relacionamento entre seu cliente e sua marca, expandindo sua presença digital. Criar um podcast ou ser destaque também pode aumentar o tráfego do site. À medida que os ouvintes aprendem sobre o seu produto, eles podem ser direcionados ao seu site para obter mais informações ou às mídias sociais, se tiverem perguntas.

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