Metaverso mudará a forma das empresas brasileiras se posicionarem no mercado


A palavra “metaverso” tem aparecido com frequência nos últimos meses, principalmente após Mark Zuckerberg anunciar que o Facebook mudaria de marca e posicionamento para se enquadrar ao conceito. Foi assim que o conglomerado passou a se chamar Meta – ambiente virtual que replica e amplia a realidade. Apesar de a proposta ser ambiciosa, já existem experiências que usam tecnologia de ponta para atingir tal objetivo, principalmente no universo dos jogos.

Atualmente, 6% dos internautas no país passam tempo em ambientes virtualizados, a exemplo do jogo WoW (Second Life e World of Warcraft), segundo o relatório “Daqui até o Metaverso: quais pistas encontramos nos dados sobre este futuro em construção?”, feito pela Kantar. A pesquisa também aponta esses perfis como “early adopters”, pessoas que estão na vanguarda, consumindo produtos e serviços de tecnologia assim que são oferecidos ao mercado.

Prova disso é que 90% dos usuários de ambientes virtuais gostam de descobrir novos aplicativos. Além disso, 91% afirmam que tentam acompanhar as informações e tecnologias atuais do mercado. Tanto é que possuem smartwatches (42%), dispositivos de realidade virtual (29%) e aparelhos inteligentes ativados por voz (24%).

Redes sociais

Outra diferença entre o público de ambientes de engajamento virtual e a sociedade como um todo é a maneira como usam as redes sociais. Enquanto 74% das pessoas costumam checar as mídias diariamente, o número é maior entre os usuários de protótipos de metaverso: 86%. Este grupo costuma usar as plataformas digitais, principalmente, para se comunicar e interagir com pessoas (71%) e jogar em sites de redes sociais (50%). 

A preferência entre as mídias também é diferente. Entre os usuários de universos virtualizados, a rede mais usada é o Instagram (77%), com Facebook (74%) em segundo lugar. Na população geral ocorre o inverso: Facebook (77%) e depois Instagram (72%). É válido destacar que os altamente conectados também dão destaque para conteúdos publicados no TikTok (61%) e no Kwai (40%).

A convergência dos mundos físico e digital trará oportunidades para as marcas quando o assunto é propaganda e marketing. Isso porque 78% dos usuários de ambientes virtuais preferem ver anúncios relacionados ao conteúdo dos sites que visitam. Algumas empresas já notaram esse comportamento e fizeram experiências virtuais para lançarem seus produtos. Um exemplo é a Brahma, que criou um bar dentro do servidor Cidade Alta, do jogo GTA, para estrear a bebida Brahma Duplo Malte Long Neck.

Diante deste cenário, fica evidente que as empresas que se adaptarem melhor a essas transformações tecnológicas terão mais sucesso com o público. Conte para gente como você está inserindo sua marca no universo digital?

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