Funil de vendas: entenda a jornada do seu potencial cliente

Como você viu no último conteúdo sobre Inboud, o funil de vendas é o modelo estratégico que mostra toda a jornada percorrida por um potencial cliente, desde o reconhecimento de sua empresa até o processo de compra. 

Ele é formado por um conjunto de quatro etapas (aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra) e gatilhos que influenciam diretamente na tomada de decisões. Para cada uma dessas fases é necessário trabalhar um tipo de objetivo, maneira de aproximar e de conquistar esse possível comprador. Para te ajudar a entender melhor esse processo, a jornada se divide em:

  • 1ª Etapa: Topo do Funil – aprendizado e descoberta

Nessa fase da jornada, o comprador ainda não sabe que tem uma necessidade ou problema a ser resolvido. O objetivo aqui é despertar o interesse dele e fazer que perceba que existe uma boa oportunidade de negócio.

Ofereça conteúdos de qualidade, como eBooks, infográficos, cursos, assuntos exclusivos que podem ser acessados após o preenchimento de algum formulário. Com o fornecimento de dados, como nome e email, o visitante torna-se um Lead e avança no funil de vendas.

  • 2ª e 3ª etapa: Meio do Funil – reconhecimento do problema e consideração de solução

Aqui, o visitante já se tornou um Lead. Nesta etapa, ele reconheceu que existe um problema ou oportunidade e considera uma possível solução para isso. É muito importante que nesse momento você desperte o senso de urgência nesse possível cliente, do contrário, ele não irá se empenhar tanto em resolver a questão. 

Sua função nesta fase é ajudá-lo com dicas e até mesmo técnicas a fim de qualificar esse lead. Não tente vender a qualquer custo. 

  • 4ª Etapa: Fundo do funil – decisão de compra

No fundo do funil, os seus Leads avançaram e estão em busca de soluções para o problema identificado. É o momento certo para trabalhar em cima dos diferenciais que você oferece e se destacar. A relação estabelecida entre vocês durante todo o processo fará com que você seja visto como referência para a solucionar a dor desse possível cliente. 

Faça uma boa abordagem comercial por meio de sua equipe de vendas e mostre que você tem a oportunidade perfeita para ele. 

Ter esse modelo de estratégia bem definido em sua empresa, permite que as áreas de marketing e vendas caminhem sempre bem alinhadas, gerando mais eficiência na atração e qualificação de clientes, além de escalabilidade no processo.

Quais estratégias são eficazes e garantem bons resultados para esse processo dentro da sua empresa? Nos conte aqui 👇

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *