Estimule a criatividade de sua equipe e obtenha melhores resultados!

Não é a toa que a criatividade é um dos pré-requisitos mais buscados por empreendedores e gestores. Coisas do nosso cotidiano, como televisão, roupas, internet e eletrodomésticos partiram da criatividade de alguém que reconheceu na sociedade essas necessidade. Mas, falando de maneira mais abrangente, ela vai muito além. 

Em tarefas mais complexas, como no desenvolvimento de estratégias de marketing, vendas e publicidade, por exemplo, a criatividade é um dos principais ingredientes para garantir inovação e fazer com que sua empresa se destaque pelos diferenciais. Até mesmo se formos pensar na solução de problemas e no gerenciamento de crises. 

Algumas pessoas já nascem com esse “dom”, mas isso é algo que pode ser trabalhado e adquirido ao longo da vida. Por isso, como um bom gestor, estimule sua equipe a ser criativa! 

Colaboradores criativos são pessoas que não têm medo das mudanças e, consequentemente, têm mais chances de trazer desenvolvimento para o seu negócio e proporcionar melhores resultados. 

Mas como fazer isso?

Ofereça um bom ambiente de trabalho. O lugar em que estamos influencia diretamente na capacidade de criação. Proporcionar aos seus colaboradores um ambiente com liberdade de expressão, sem imposição de barreiras a todo o tempo, é fundamental para incentivar a criatividade. 

Promova momentos de descontração. Em algumas situações, o perfil totalmente sério dentro da empresa, pode limitar o processo de criatividade de sua equipe, principalmente quando falamos em reuniões para discutir ideias. Um pouco de humor positivo pode conceder mais flexibilidade de pensamento e oportunidades para explorar novos caminhos

Incentive a comunicação e interações. Uma ambiente em que os colaboradores têm liberdade para se comunicarem sem dúvidas trará resultados muito positivos para o seu negócio. Permita que sua equipe compartilhe experiências, conhecimentos e dêem sugestões uns para os outros. A maioria dos bons insights e soluções de problemas vêm da junção de ideias de duas mentes ou mais, raramente de apenas uma. 

Dê tempo para sua equipe absorver informações. Inovação e criatividade são uma junção de conhecimentos que vêm, na maioria das vezes, de muita pesquisa. Por isso, ofereça tempo para que seus colaboradores pesquisem e discutam ideias. Toda empresa possui metas e prazos a serem cumpridos, mas dentro das limitações e com organização eles terão tempo para pensar e oferecer os resultados que você busca sem atrasos. 

O medo “normal” é importante. Nos ajuda a buscar o equilíbrio, não fazer coisas sem saber das consequências e nos ajuda a buscar conhecimento de causa para arriscar, que é a famosa segurança pelo conhecimento.

Essas são algumas táticas que dão muito certo para estimular o processo criativo dentro de nossa equipe. Qual outra você costuma trabalhar e que traz resultados para o seu negócio? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *