Empreender tendo esses fatores bem alinhados pode ser fundamental para o sucesso da sua empresa

Entender o consumidor é peça chave para atingir o sucesso nos seus negócios. Por isso, separamos algumas dicas do SEBRAE  para te ajudar a conhecer o seu público e planejar estratégias mais inteligentes. 

Fatores de influência

  • Culturais (cultura e subcultura): as pessoas criam seu conjunto de valores, percepções, preferências e comportamentos por meio da vida em sociedade, que interferem em seus hábitos de consumo, além de particularidades de grupos menores (subculturas), que definem padrões, como religião e escolha partidária.
  • Sociais: grupos de pessoas que influenciam sentimentos, pensamentos e comportamentos do consumidor. São também conhecidos como grupos formadores de opinião. Podem ser pais, familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho e até mesmo sociedades religiosas, sindicatos e outras representações de categorias profissionais. 
  • Pessoais: idade, ocupação, condição econômica, estilo de vida e personalidade. Todos esses pilares podem influenciar diretamente nas escolhas de compra do consumidor.
  • Psicológico: dividido em 4 pilares, que são:
  • Motivação: o desejo que leva o consumidor à ação de satisfazer suas necessidades e desejos específicos
  • Percepção: o processo em que o indivíduo seleciona, estrutura e decifra as informações recebidas.
  • Aprendizagem: conhecimento adquirido pelo consumidor devido a suas experiências anteriores
  • Crenças e atitudes: o posicionamento psicológico, negativo ou positivo, do consumidor diante das escolhas de consumo.

Para entender como todos esses fatores se relacionam com o seu negócio na prática, estude o seu público, faça pesquisas, entenda o que ele pensa e sente, como reconhece a sua marca e o seu produto, quais são seus medos e frustrações, quais seus desejos e de que maneira o produto ou serviço que você oferece pode ajudá-lo! 

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