Como ter uma reunião dos times de marketing, vendas e agência com qualidade e foco nos resultados?

Participando de inúmeras reuniões, vemos muitas vezes que o centro da conversa de uma reunião entre marketing, vendas e publicidade é a arte da campanha e o número de vendas, de forma resumida. Esse é o maior erro que você pode cometer. Mas por quê?

As três áreas formam o coração comercial e de negócios de uma empresa e já vimos aqui nesse conteúdo como são áreas ricas, distintas e que merecem um tratamento vip dentro do seu negócio. Quando você só fala de arte é como se você dissesse que sua equipe de vendas e de marketing estão presentes para palpitar sobre um trabalho que muitas vezes não possuem conhecimento. Ou então só fala que “vendeu pouco” ou “vendeu um número x e precisa vender mais”. Isso pode mostrar que você ainda não possui o conhecimento de cada área, e assim, não irá trabalhar para um encontro de forma somatória no processo de negócios e irá criar a sensação que tudo se resume ao vendedor. 

Então, vamos falar como é uma boa reunião de marketing, vendas e publicidade!

Primeiro, trate as áreas com o seu devido respeito. Mostre que você conhece cada uma delas, reconhece a importância e tem conhecimento sobre as atividades e resultados cobrados/esperados. Muitas empresas possuem gerentes de marketing, diretores comerciais e diretores de agência de publicidade muito experientes e que conseguem rapidamente identificar se há propriedade de fala em seu discurso como líder/CEO/proprietário ou se é somente um momento de cobrança. 

Se vocês já possuem os indicadores de resultados identificados, mapeados e monitorados, uma boa forma de começar a reunião é permitindo que cada área apresente um breve relatório do período (quinzenal, mensal ou trimestral. Isso vai de acordo com o momento) e as considerações a respeito do resultado.  Essas considerações trazem o que deu certo, o que não foi tão bom e sugestões de melhorias. Fazendo isso, você cria um ecossistema rico de informações e gerentes focados nos resultados do seu negócio. 

Peça relatórios executivos com os dados do período. Em uma parte dessa mesma reunião ou em um outra, é muito importante que seja feito um brainstorming para novas iniciativas. Dessa forma, com as três lideranças juntas, boas ideias podem surgir e, quando chegarem em uma conclusão, cada um irá buscar desenvolver o necessário para essa ação em sua respectiva área. É importante sempre fazer uma ATA dessas reuniões e compartilha-lá com todos ao final. Desta forma, você promove a integração, somatória e permite que cada uma se desenvolva focada nos resultados e crescimento. Agora, se a sua empresa ainda não tem uma liderança focada nas áreas de marketing, vendas e publicidade o primeiro passo é delegar a liderança, definir indicadores, e caso o seu futuro gestor de área não possua um bom conhecimento a respeito, você pode pedir um estudo de quais indicadores ele deve acompanhar e por que, de forma que possam definir juntos – o que é uma oportunidade para se conhecerem melhor!

Escrito por Fernando Griskonis

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