Como definir objetivos: de negócio, comunicação e marketing (e evitar erros comuns)

Antes de pensar em como fazer, é fundamental definir ONDE queremos chegar. É importante para nós, comunicadores, definirmos estratégias eficientes para as situações que enfrentamos no mercado e em nossas carreiras. Acompanhe conosco os fundamentos da administração para definir seus objetivos de forma mais eficiente (e não cometer erros comuns)!

O que é marketing e como definir objetivos (gerais e específicos)

O conceito da administração por objetivos foi definido por Peter Drucker em 1954. Ele definiu, como principal foco desta teoria, a estruturação de objetivos específicos vinculados ao objetivo geral da organização. E essa teoria tem tudo a ver com a forma que as organizações têm conduzido seus processos e tomadas de decisão.

Desta forma, é possível definir o objetivo da organização e estabelecer outros pontos de sustentação para o atingimento desta finalidade. Esta teoria também pontua uma subdivisão dos objetivos em si, por planejamento tático e operacional, onde é definida a metodologia para otimizar o resultado, e os processos e implementações indicados para a execução, respectivamente.

Veja os 3 objetivos de marketing mais comuns e essenciais

Existem 3 objetivos, dentre os inúmeros que podem ser definidos dentro de sua empresa, que impactam diretamente a atuação do negócio, seus resultados e a forma como a comunicação está estruturada. Já sabe como definir seus objetivos? Responda conosco o que vem a sua cabeça com as divisões abaixo:

1 – Defina o objetivo do negócio

Sua resposta não pode ser lucro, ok? É aquele que é seu foco, o ponto alto ao qual você deseja atingir. Este objetivo define ONDE você quer chegar como empresa e qual direção você irá. Neste momento, é fundamental definir seu destino “final”, e pequenas metas vinculadas a ele. O fundamental é estabelecê-lo e aproveitar o caminho para atingi-lo.

2 – Defina o objetivo de marketing

Vender mais não é uma opção! Este objetivo é definido para determinar ações de marketing que serão tomadas, vinculadas a uma necessidade real de seu negócio. Toda empresa gostaria de vender mais, porém faça um questionamento da real razão para isso, use a técnica dos 5 porquês, e chegue a resposta do motivo “qual a minha razão para vender mais”. O objetivo de marketing contempla: marca, pela visão do cliente, um produto ou serviço específico à atuação do time comercial, entre outros.

3- Defina o objetivo de comunicação

Existir na mente de seus públicos? Certo! Este objetivo é a definição do que você deseja disseminar como empresa para cada agente envolvido em seu processo. Neste momento, você define o que deseja alcançar com todas as comunicações que serão desenvolvidas para sua empresa, considerando todas as variáveis, como: comunicação institucional, comunicação interna, comunicação mercadológica, valor de marca, tudo isso, com um tom previamente determinado, podendo ser: simpática, persuasiva, de preferência, dialógica etc. Este é o momento de alinhar o que você definiu como objetivo de negócio e o que falará para seus públicos te auxiliarem no percurso rumo a esta meta.

Ficou claro o que são objetivos de negócio, marketing e comunicação?

Então nós cumprimos o NOSSO objetivo! Se agora está claro como definir cada etapa, comece este exercício! Determine cada um dos pontos descritos acima e observe se sua prática está alinhada com seu objetivo. Bom trabalho e #FocoNoSeuObjetivo!

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