8 passos para evoluir sua estratégia de Comunicação e Marketing

O termo estratégia surge em um contexto militar, advindo da palavra grega stratēgia, tem como significado, liderar tropas, comandar. Quando aplicado em um contexto organizacional, não se torna muito diferente. Atualmente, definir uma estratégia é fundamental, pois ela indicará qual o caminho será percorrido e qual a visão das pessoas envolvidas no processo. Se a sua comunicação não está caminhando com marketing, temos um grande problema. Veja as dicas!

Separamos 8 quesitos fundamentais para sua estratégia de comunicação trabalhar a favor e não contra dos objetivos de marketing:

  1. Ser direcionada pelo Planejamento Estratégico Empresarial;
  2. Ter uma análise SWOT de suas comunicações e canais bem definida e atualizada;
  3. Conter Métricas e Metas, analisadas conforme os Canais de divulgação (independentes);
  4. Analisar a estratégia conforme o conjunto das informações de cada mensagem;
  5. Compreender como a mensagem é aplicada em cada canal;
  6. Ter Periodicidade conforme os Cenários e Objetivos;
  7. Definir uma estratégia clara de redes sociais;
  8. Estabelecer conteúdos que ofereçam diferenciação, sentimento e contem histórias relevantes!

Já definiu sua estratégia de marketing? Agora é hora de aprimorar as técnicas de comunicação!

Depois que você tiver um caminho bem traçado, podemos adentrar nas melhores estratégias de comunicação. É a hora de ser mais preciso e eficiente, usando as ferramentas que dispomos no mercado e que dão mais resultados. Vamos deixar a sua estratégia ainda mais afiada para ter mais chances de sucesso?

Veja 4 dicas para potencializar as suas atuais estratégias de comunicação:

1- Defina uma persona.

A definição e criação de um perfil (muito além de idade e sexo) dos compradores vai ajudar nas segmentações de mídia, linguagem, dores do cliente, canais etc. Não perca dinheiro falando para pessoas erradas, nos lugares errados, os motivos errados.

2- Avalie os canais já utilizados pela marca para possíveis mudanças de rota.

O Facebook tem perdido público e o Instagram tem sido a rede social favorita dos jovens, segundo a pesquisa da We Are Social e Hootsuite de 2018. Vale uma análise periódica para saber se alguma novidade pode influenciar na sua audiência.

3- Defina um método para medir seus investimentos/resultados.

Não adianta. Se você não criar alguma métrica, alguma forma de medir seus investimentos e resultados, será dinheiro jogado fora mesmo. Faça a sua comunicação ser investimento! Para isso, estabeleça métricas de cada canal de comunicação. CPC (custo por clique), CPA (custo por aquisição), COM (custo por mil impressões), por exemplo.

4- Faça parcerias e escolha influenciadores.

Sempre existe alguém mais especializado que você em alguma área. Busque parceiros de comunicação, mídia, marketing. Especialistas são sempre bem-vindos. Temos que reconhecer também a força dos influenciadores digitais, pessoas com perfis digitais que possuem muitos seguidores e grande poder de influenciar e disseminar ideias, produtos, serviços, por ser alvo de admiração ou referência em algum segmento. A Pesquisa da Diário de Campo revela que 84,3% dos brasileiros acompanham influenciadores.

Com estas dicas, você vai conseguir aprimorar a sua comunicação, tornando ela mais moderna e tecnológica, usufruindo de ferramentas que nos fornecem mais dados e ajudam na tomada de decisão, tanto em investimentos, ações de comunicação, marketing, dentre outras.

Você já utiliza todas as ações aqui citadas? Que tal fazer a sua comunicação trabalhar com o Marketing e não contra ele?

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