Não foi ao RD Summit 2019? Veja o resumo que fiz pra você.

Por Fernando Griskonis

O que falar do maior evento de marketing e vendas da América Latina?

É um evento tão grande e com oportunidades de aprendizados tão profundas que precisamos de alguns números para ajudar a transmitir as impressões que tive nessa segunda edição.

São 3 dias consecutivos e é realizado em Florianópolis, no Centrosul, local perfeito para receber os mais de 12.000 inscritos.

São mais de 10 ambientes com palestras distintas ocorrendo ao mesmo tempo. As palestras são dividas por trilhas de conteúdos.

São mais de 100 speakers divididos por 13 trilhas de conteúdo que os participantes têm para começar a escolher suas palestras.

Marketing para iniciantes, Marketing Avançado, Marketing e outros conceitos, Conteúdo e SEO, Gestão & Estratégia, Desenvolvimento Pessoal, Sucesso do Cliente, Tech e Produto, Vendas, Agências, Histórias que inspiram, Grandes Encontros e RD Station.

Escolher a trilha certa é o caminho para encontrar o conteúdo que faz sentido para você e irá fazer todo momento valer a pena no RD Summit.

Essa variedade de trilhas traz um público diversificado muito interessante, pois se trata de um evento pago, perfeito para trocar experiências e fazer novas amizades, por isso, é muito comum encontrar: donos de agências, diretores de mkt, CEOs, produtores de conteúdo, profissionais de mídias digitais, gerentes de vendas, profissionais de infoproduto, youtubers e blogueiros.

Tentar falar o que foi o melhor do evento em meio a tanta diversidade de trilhas, speakers de alto nível, seria muita pretensão e até subjugar temas que não eram de meu interesse. Tudo é muito bom e importante, por isso, trago aqui um pouco do que vivi nesses três dias lá.

Neste meu segundo RD Summit, fui atrás de palestras que trouxessem temas direcionados para análise de dados de campanhas e negócios, integração de mkt x vendas x agência, tendências e comportamentos, melhores práticas para uso de mídias sociais e gestão de agência.

Para passar um pouco dessa experiência única, separei alguns nomes que assisti no evento, perfil do Instagram e algo que me marcou na apresentação.

Análise de dados de campanhas e negócios, integração de marketing e vendas e muitos insights valiosos.

O arroz com feijão que dá resultados em marketing! (por Gabriel Guerra Costa – @gabrielguerracosta)

Case de trabalho de marketing do App Singu e como deu uma reviravolta no marketing e fez a plataforma crescer com assinaturas. Toda a trajetória da apresentação do case foi muito pautada pela aderência aos dados, usou o termo “arroz com feijão” para sustentar sua trajetória, buscando segurança na análise do momento em que pegou o mkt, para gerar projeção e crescimento de mkt com redução de investimentos ainda. “Hack dos outros normalmente não funciona para você” e “Não torture os dados”, foram duas frases emblemáticas para dizer que não há mágica e sim a descoberta da sua própria realidade e aderência aos dados do seu negócio.

Autenticidade em alta e foco em valores (por Gary Vee – @garyvee)

Uma apresentação humana, motivadora e uma das mais esperadas do evento.  Gary falou muito em autenticidade, em ser você mesmo e sobre os problemas que estão sendo criados por conta do uso de redes sociais. Uma palestra recheada de reflexão e bons ensinamentos. “Pare de tentar vender nos seus conteúdos e se esforce para entregar valor e propósito”.

Como o branding faz diferença em um negócio (por Ana Couto – @anacouto.ag)

O Branding com essência e originalidade para trazer resultados aos negócios. Do  Branding até Performance em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo. “Para criar valor é preciso: Método, disciplina e propósito.”  Apresentou cases incríveis como o de reposicionamento da polêmica CBF.

Diversidade é a chave! (por Wil Reynolds – @wilreynolds)

Foi uma palestra provocante, abordou uso de redes sociais e deu muitas dicas pesadas! Uma delas foi sobre análise de palavras-chave para focar em uma grande diversidade como forma de redução de custo ao invés de “brigar” por poucas e pagar um preço alto. É muito comum o cliente de agência querer comprar  as palavras mais caras sem ter verba para se posicionar ou se manter.

Mídia estratégica é o futuro e o presente! (por Leonardo Saroni – @leonardo_saroni)

Com uma apresentação focada no uso do Facebook como ferramenta de anúncios, Leonardo trouxe práticas e resultados de estratégias de mídia utilizadas no Booking.com. “Dynamic Ads is the future of advertising (actually, already the present!)”

Quando conteúdo e anúncio casam perfeitamente (por Rafael Kiso – @rkiso)

Pensa numa apresentação redonda, onde tudo se encaixa e faz sentido. Pensou? Foi assim que Kiso apresentou um case de lançamento de produto e como construir uma jornada impecável focada em entregar o conteúdo/anúncio certo, para o público certo e no momento certo.

Desmistificando o Growth (por Hale Schneider – @haleschneider)

Entre Conteúdo e Growth: Como times de aquisição devem colaborar para acelerar resultados. Hale conceituou o Growth, falou sobre o mindset, e apresentou o passo a passo para você criar um Growth Team na sua empresa. Desmistificou, apresentando o que não é Growth Hacking e trouxe a régua dessa forma de pensar e trabalhar, por ser hoje um dos profissionais mais expoentes desse conceito.

“Comece com os aprendizados, o que funcionou e o que não funcionou?

Depois, para novas ideias de conteúdos:

  • Como esse conteúdo irá nos ajudar a chegar no sucesso do cliente?
  • Qual será o impacto na métrica/KPI e como iremos mensurar?
  • Quanto confiável é?
  • Quão fácil é de produzir?”

Como se posicionar de verdade no mercado (por April Dunford – @aprildunford)

Foi um mega aulão sobre posicionamento, revisitando a conceituação e trazendo uma forma prática de acertar em cheio no posicionamento do seu negócio. April Dunford fez a Closing Session do dia 06, com plenária lotada. Se juntar essa aprentação com a da Ana Couto, terá um caminho forte parta entender seu próprio negócio e criar diferenciações para se posicionar de forma legítima.

Poderia ficar aqui escrevendo sobre as 15 apresentações que assisti, mas vamos deixar um pouquinho para você ver nos destaques dos Stories da @molotovpropaganda. Lá está separado por dia, inclusive o Partner Day, evento exclusivo para agências parceiras da RD, que foi realizado no dia 05, onde ganhamos o prêmio Entrega de Resultados pela qualidade estratégica e de resultados em marketing digital e inbound marketing.

Iremos também, ao longo do mês, disponibilizar algumas apresentações dos palestrantes do RD Summit aos nossos assinantes da News Molotov.

Se cadastre aqui!

Muitas coisas boas que ouvimos soam como já sabidas, mas quais delas são praticadas no seu negócio, com o seu mkt, com sua equipe de vendas e com a sua agência?

Visite também rdsummit.com.br/agenda para conhecer todos os palestrantes e saber mais sobre as trilhas de conteúdo. Quem sabe ano que vem nos encontramos lá?

Fernando Griskonis

Diretor de Planejamento – Molotov Propaganda

Em nossos destaques do Instagram você pode conferir insights do evento.

A cobertura completa disponível no site oficial.

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