Tendências de marketing digital para 2019

2019 mal começou, mas já temos muitas expectativas pelo que está por vir. Separamos algumas tendências para você ficar ligado na hora de traçar a estratégia de marketing digital da sua empresa ou com sua agência.

Chatbots

Os “robôs” deverão interagir cada vez mais e melhor com o público, com os chamados chatbots. Essa tecnologia é uma forte tendência porque agiliza o contato com os consumidores. De forma que, dependendo do investimento disponível, os “robôs” apresentam até senso de humor e personalidade, mudando a forma como nos comunicamos na internet.

Mais autenticidade

As marcas que são autênticas e envolvem os usuários seguem em destaque, porque possibilitam identificação com o público e é isso que ele procura: mais pessoas e marcas verdadeiras, humanas e sinceras. Como fizemos no rebranding da marca ICBEU-SJC, tradicional escola de idiomas.

Marketing de indicação

Mais do que em empresas, pessoas confiam em pessoas, por isso também acreditamos que o marketing de indicação é uma tendência que seguirá forte em 2019. 

Produção de vídeos verticais

É notório o aumento das taxas de conversão a partir de materiais em vídeo. Com o crescimento exponencial do Instagram e do IG TV também apostamos nos vídeos verticais para esse ano que inicia.  

Mais lives

Especialistas da comunicação também apontam para o potencial das lives nas redes sociais e plataformas. As transmissões ao vivo no o YouTube Live, Facebook Live, Instagram Live ou plataformas como o Twitch, LiveStreaming devem se destacar esse ano porque aproximam o público e reforçam o caráter de autenticidade tão importante para as marcas e empresas.

Otimização para buscas por vozes

Quando o assunto é SEO, não dá para se esquecer da otimização do seu site ou blog nas buscas por voz. As pessoas utilizam cada vez mais seus assistentes virtuais em seus smartphones, vale ter isso em mente para o ano de 2019. Como realizar esse otimização daria um post inteiro em nosso blog.

(BI) e Big Data: 

As técnicas de Business Intelligence ajudam na visibilidade das estratégias e indicadores de performance (KPI’s), e o big data mapeia o volume de dados por meio de palavras-chave que seguem em alta. Com essa sinergia de ambas áreas, é possível obter melhores resultados, investindo menos. Por isso, também acreditamos que não dá pra pensar em marketing digital para esse novo ano sem falar deles.

Produção de conteúdo

A produção de conteúdo segue forte em 2019, não é à toa que começamos o ano estreando nosso próprio blog. Com conteúdo de qualidade voltado para ajudar o público e solucionar suas dores, acreditamos que a conversão em vendas será sempre uma consequência natural. Por isso, vale investir em storytelling, trabalhar em contar boas histórias, se aproximar das pessoas, procurando pensar muito mais nelas e no que oferecemos pra elas, do que simplesmente em algoritmos.

O sucesso de Bird Box e o papel da Netflix para o entretenimento mundial

2019 começa com um assunto do momento, o filme Bird Box, lançado diretamente no streamming da Netflix.

45 milhões de pessoas: esse foi o número divulgado das pessoas que assistiram ao filme, na semana de lançamento. Um recorde da empresa. Pelo menos 70% deles assistiram ao filme até o final, (sem contar que uma mesma conta pode ter sido assistida por mais de uma pessoa). Segundo a Netflix, em outubro, havia137 milhões de assinantes, sendo que 33% deles assistiram ao longa na primeira semana.

Foto: Divulgação

Com certeza, a atriz Sandra Bullock, estrela do filme, ajudou a aumentar o interesse do público. Se você é um dos “poucos” que ainda não assistiram, não daremos spoiler, mas vale analisarmos quais outros elementos contribuíram para esse sucesso.

A história de uma força sobrenatural desconhecida que leva à morte aqueles que olharem para ela mexeu com o público. Entre análises e críticas, cumpriu com o objetivo de entreter em uma época do ano bastante propícia, no final do ano, em que as pessoas costumam ter mais tempo livre.

A estratégia parece ter dado certo.

Acertar no timing também faz parte da estratégia de lançamento, mas como foram as campanhas publicitárias? Entre as ações online habituais, muitos memes e virais na internet.

Mas queremos destacar o investimento alto em mídia offline optado pela marca. Foi utilizada Mídia out of home nas maiores cidades do país, com banners, displays em ônibus, relógios de rua, entre outros. Segundo a empresa, com o objetivo de atingir novos públicos.
Sobre o filme? Vamos deixar você assistir e tirar suas próprias conclusões. Confira o trailer.

Quanto à netflix?

Quanto à Netflix? Apostamos que sua chance de sobrevivência no mercado deve estar na produção audiovisual original.

Já que outros gigantes do entretenimento têm investido forte em criar seus próprios canais de Streamings, como foi o caso da Amazon que acaba de lançar o Freedive, do seu site de cinema IMDb. E ainda este ano, devem estrear canais de streamings da Disney e Warner Media. 

Caberá ao público optar por pagar mais ou deixar de ver filmes e séries que serão da concorrência.

Você já traçou suas estratégias de investimento para 2019?

Nada como começar o ano fazendo seu plano de investimento. A economia do país começou 2019 com otimismo, juros baixos e inflação controlada. A expectativa é de retornos maiores, segundo especialistas, principalmente para os que estiverem mais dispostos a riscos, investindo mais em ações, por exemplo.

Verifique a melhor estratégia de investimento segundo o seu perfil

Perfil conservador

Para quem tem um perfil mais conservador, vale apostar na renda fixa. Normalmente, o título mais recomendado é o Tesouro Selic. Isso porque além de render próximo à Taxa Selic, tem baixa volatilidade e alta liquidez. Podendo ser retirado o dinheiro quando quiser, serve para quem têm objetivos a curto, médio e longo prazo, ou pretende gerar uma reserva de emergência.

Outra renda fixa é o CDB. Normalmente, os Certificados de Depósito Bancários emitidos por bancos de pequeno porte oferecem rendimentos mais atrativos para os investidores. Quanto maior o prazo de aplicação, a rentabilidade também tende a ser maior.

Por sua vez, a LCI (Letra de Crédito Imobiliária) e a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são similares ao CDB. A diferença é que são aplicações isentas de impostos. Geralmente a taxa de rentabilidade dessas aplicações tende a ser menor. Vale simular e ver qual aplicação renderá mais.

Perfil moderado

Já para os investidores de perfil mais moderado, a aposta fica com os multimercados que diluem os riscos. Nela, o administrador poderá aplicar em outras opções como commodities, moedas, ativos de renda fixa, ações etc. É a opção para quem quer diversificar a carteira sem um montante inicial tão alto. Verifique qual fundo está alinhado ao seu perfil e aos seus objetivos financeiros.

Perfil arrojado

Por fim, para o investidor mais agressivo, as apostas ficam nas ações de renda variável, em que não é possível prever se os rendimentos terão lucros ou prejuízos. Em entrevista a Época negócios, o diretor de produtos de investimentos e previdência do Itaú Unibanco, Claudio Sanches, ressaltou que esse tipo de investimento deve ser pensado em médio prazo, de 1 a 2 anos.

Então, para este ano, fique de olho nas empresas estatais como Petrobrás, bancos, lojas varejistas, como Americanas e Submarino e no setor de infraestrutura, como a Vale.

Como fizemos o rebranding de uma tradicional escola de idiomas

No final de 2018, nós recebemos um desafio bastante inspirador: modernizar a marca da ICBEU-SJC, escola de excelência e referência em idiomas, bem como entender seus valores, propósitos e como deveríamos levar isso ao público. No mercado desde 1979, não poderíamos perder sua essência e status conquistado na criação deste novo branding.

Logo antiga

Ao mesmo tempo, como trazer mais personalidade para reforçar ainda mais seu valor no mercado?

Reforçamos o propósito da marca a partir dos valores identificados em diversas entrevistas realizadas com diretores, equipe e alunos. Fizemos um grande processo de imersão para entender o DNA da escola que procura desenvolver um pensamento crítico, cidadania, cultura, criatividade e inovação dentro do aprendizado de um novo idioma.

Forte. Moderna. Agradável.

Nova logo

A partir de todo esse estudo, a marca foi criada junto com o novo posicionamento e uma nova frente de comunicação a ser utilizada.

Estudamos pontos fortes e fracos da marca antiga, como tipografias e cores. Ajustamos pontos estratégicos e utilizamos referências mundiais para chegar a um resultado completo para a nova identidade.

Também lançamos o slogan “Sua voz para o mundo”, alinhado ao objetivo da marca de empoderar os alunos através do aprendizado de um novo idioma. A ideia foi reforçar que cada aluno é um personagem ativo de transformação no mundo que vivemos. Assim, criamos um propósito bem definido para a marca, a partir dos valores identificados em nossas reuniões.

Novo momento do público e sociedade

O diretor de arte da Molotov Fabiano Rossi defendeu a importância da modernização das marcas para as empresas que queiram se adequar a um novo contexto da sociedade em que vivemos.

“Em um mundo cada vez mais digital, não é possível continuar se apresentando e interagindo da mesma forma de 30 anos atrás. Por isso, o rebranding das marcas é algo essencial”, ressaltou Rossi.

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